segunda-feira, 12 de julho de 2010

Transpirando arte - O diretor-maestro

O primeiro dia de oficina - Olonadé reuniu interação, interesse, troca, provocação, novidade, magia, dentre tantos outros elementos fundamentais para o crescimento do aluno e o diálogo com o seu orientador. A oficina de direção teatral, de um modo geral, foi a síntese do que se pretende com Olonadé: trocar experiências e quebrar a redoma do isolacionismo e engessamento da arte. Dentre diretores já experientes e aspirantes a encenador, é notória a busca dos alunos por uma estética e uma linguagem alicerçadas pela cultura e história afrobrasileira.

Luiz Marfuz, diretor teatral e dramaturgo, regente dessa oficina, indagou aos aprendizes e diretores sobre o significado do que é ser diretor. É válido destacar aqui algumas definições proferidas pelos alunos.


Oficina de direção teatral; no canto direito, Luiz Marfuz


“O diretor é: a liderança, o artista-mobilizador, o educador, o pesquisador, o aglutinador, o provocador, o jogador e maestro, mas um maestro solidário, que ouve e se mantém firme em sua regência.” A comparação do diretor com o regente de uma orquestra foi recorrente, devido à grande complexidade que é organizar instrumentos e sons distintos, em virtude de uma eufonia geral. A partir dos fragmentos do que cada um pensou sobre o que é ser diretor, três grupos se formaram e produziram três pequenas, que serão postadas em breve.

O exercício de organizar racionalmente uma ideia consensual, como pensar o que significa a figura do diretor, serve para que indaguemos também outras funções artísticas.


Pensando, coletivamente, uma definição para a figura do diretor




E para você? O ator é... ?!o bailarino é...?! Porém o mais interessante é refletir: O QUE É O ARTISTA(ATOR/BAILARINO/MÚSICO, ETC.) PLENO? PENSE E COMENTE!


Nenhum comentário:

Postar um comentário